top of page

Vida útil dos equipamentos de sua empresa: Como aumentar?



A baixa vida útil dos equipamentos causa muitos impactos nas fábricas. Todos os gerentes e gestores de fábricas ou indústrias sabem o quanto uma máquina parada pode interferir na produção e nos processos da empresa. Dependendo do equipamento, isso pode prejudicar (e muito) os lucros do negócio e causar insatisfação nos clientes. Com o passar do tempo, todas as máquinas sofrem desgastes devido ao seu uso normal. O setor de manutenção industrial é o grande responsável por acompanhar essa degradação dos equipamentos e evitar qualquer tipo de parada nas fábricas. Além disso, a manutenção responde também pela confiabilidade das máquinas e pela vida útil delas na empresa. Caso você esteja em busca de procedimentos que evitem danos aos aparelhos e ajudem a melhorar o tempo de aproveitamento dos equipamentos, este post é para você! Veja, a seguir, e aprenda como garantir o funcionamento da indústria e maximizar o potencial das máquinas! Boa leitura!

  • Monitore o desgaste dos equipamentos;

Toda empresa que deseja aumentar a vida útil dos equipamentos não pode deixar de acompanhar a degradação que eles sofrem ao longo do tempo. Para garantir que durem mais, é preciso conhecer a situação na qual se encontram e qual é a tendência de desgaste.

  • Utilize a tecnologia;

Para seguir essa linha de raciocínio, você pode ser muito mais eficiente se utilizar a tecnologia como sua aliada. Existem softwares de gestão de manutenção e soluções para automação que podem ajudá-lo no monitoramento e no acompanhamento dos equipamentos. As funções incluem coleta de dados em tempo real, criação de relatórios gerenciais, cálculo de indicadores de desempenho e muito mais. Assim, a tecnologia vai garantir que você consiga coletar, armazenar, analisar e usar os dados sobre os equipamentos para tomar decisões mais inteligentes

  • Realize a manutenção preventiva;

Essa prática consiste em diversas manutenções realizadas em intervalos previamente determinados, de acordo com o manual do fabricante ou definições internas da gerência de manutenção. As intervenções são programadas, sendo realizadas quando a indústria não está em operação e garantindo que quando os serviços retornem, tudo esteja em pleno funcionamento.


Os principais objetivos da manutenção preventiva são:

  1. Reduzir a probabilidade de falhas nos equipamentos;

  2. Retardar a degradação das máquinas e aumentar sua vida útil;

  3. Evitar perdas de performance prematuras;

  4. Reduzir custos, além de ser um dos procedimentos de manutenção mais em conta e evitar a quebra das máquinas, ela garante a disponibilidade dos equipamentos e maximiza o seu tempo de vida.

  5. Proporcione treinamento para a equipe de manutenção; não adianta a empresa ter o melhor programa de manutenção e monitorar constantemente todas as máquinas da indústria se não tiver uma equipe altamente qualificada. É fundamental que os gerentes proporcionem ao time de manutenção treinamentos e cursos de capacitação. Todos os técnicos e funcionários que trabalham com as máquinas precisam conhecer o seu funcionamento, saber como lidar com as mais diversas situações e cuidar devidamente delas. Por isso, os gerentes jamais podem deixar de investir na qualificação e especialização dos funcionários. Além de garantir mais produtividade para a empresa, isso ajuda a aumentar a vida útil dos equipamentos.

  6. Reconheça quando for a hora de substituir um equipamento; Por fim, queremos lembrar que todo equipamento tem uma vida útil determinada. Mesmo com todo cuidado, ele eventualmente precisará ser trocado. Trabalhar com máquinas além da sua vida útil pode gerar queda de produtividade, atrasos e falhas nos processos. Além disso, a tecnologia evolui, e você e a sua empresa precisam acompanhar as novidades do mercado e manter a produtividade em alta. Faça de tudo para preservar a vida útil dos seus equipamentos, mas também entenda que, eventualmente, o investimento em soluções tecnológicas é necessário e recompensador. Aprendeu como maximizar o tempo de funcionamento das máquinas da sua empresa?

Caso tenha alguma dúvida, não deixe de nos acionar, nossa equipe terá o maior prazer em ajudá-lo!





18 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page