top of page

Pensando na sua carreira

Atualizado: 18 de jul. de 2022


"Escolha um trabalho que você ame e não terá que trabalhar um único dia em sua vida." Dizem que essa frase é do filósofo e pensador chinês Confúcio. Se isso realmente foi dito por ele, não temos certeza, mas de que o seu conteúdo é de grande relevância, isso é.


Claro que isso seria parte de um mundo perfeito, mas nós temos boletos pra pagar. Então, como começar com o pé direito nessa jornada? Minha carreira isso, minha carreira aquilo... mas como enxergar isso de fato? Como não ser como um cão correndo atrás de um carro? Afinal, o que ele faria assim que alcançasse?


É importante lembrar que a sua profissão provavelmente estará ligada à sua rotina, e que ela terá um grande impacto na sua realização pessoal e felicidade. Claro que, também, ela deve estar próxima à sua realidade ou que pelo menos, seja um grande sonho seu.


Pra começar (independentemente da sua idade) você pode optar por um curso profissionalizante, técnico ou graduação. Isso vai depender muito do seu objetivo. Mas, que tal um tecnólogo? Existem muitos cursos por aí e opções não faltam.

Os cursos tecnólogos estão em alta no mercado e são de curta duração, até mesmo porque as tecnologias evoluem muito rápido. Essa é uma boa opção caso você queira entrar rapidamente no mercado de trabalho.

Mesmo que sua formação seja rápida, lembre-se que você precisará buscar atualização constante. Buscar conhecimento, mesmo depois de estar formado, levará você para outro nível profissional. Lembre-se que as tecnologias existentes são ferramentas e que o conhecimento é fundamental. O mercado não precisa de um especialista em pregar pregos, mas de um profissional que enxergue a construção como um todo, que saiba delegar e se responsabilizar de forma proativa. Tudo se aprende mas, postura, integridade e disciplina também são bem valorizadas no mercado.


Você precisa de um objetivo. Uma motivação ou, se preferir, um propósito para o seu esforço. Você pode até estar pensando em "ganhar muito dinheiro", mas provavelmente estará focando no lado errado. Dinheiro é consequência do sucesso e, dependendo do sucesso, o primeiro item nem parece tão relevante assim. O propósito é algo tão poderoso que reinados (e tiranias) foram eguidos com base nele. Imagine o que isso pode fazer na sua carreira e na sua vida. Procure, despretensiosamente, vagas e oportunidades sempre que puder. Busque formação e conhecimento sempre norteadas pela sua curiosidade e interesse: eles nortearão o seu sucesso. Não se permita ser escravo de um emprego que não te faça bem. Se você, em algum momento da sua vida, estiver trabalhando somente para pagar contas, algo está errado. Aqui na Pulse TI, acreditamos que o trabalho, seriedade, profissionalismo e competência andam juntos com a descontração e vida pessoal dos nossos colaboradores, sempre focada nos nossos valores. Afinal, passamos a maior parte do tempo com nossos colegas. Esse ambiente precisa ser agradável.

6 visualizações0 comentário
bottom of page