A tecnologia da informação existe em todas as empresas de alguma forma, independentemente de seu porte ou mercado de atuação. O contínuo desenvolvimento de tecnologia e a crescente demanda por eficiência no mercado fazem com que as empresas necessitem cada vez mais de recursos como links de internet, telefones, servidores, sistemas, aplicativos e equipamentos. O resultado do suporte acaba sendo o diferencial competitivo do negócio.
Afinal de contas, o empreendimento que não contar com a adoção e suporte às novas tecnologias não acompanha o ritmo dinâmico imposto pelo mercado e está mais sujeito a problemas como:
Pirataria e inconformidades;
Recursos ociosos e/ou obsoletos;
Falhas e indisponibilidades na operação;
Vulnerabilidades na rede e vazamento de informações;
Falta de informação para tomar as decisões corretas.
O suporte de TI deve ser um recurso adotado pela empresa desde o seu início, a TI atua como um pilar fundamental dentro do planejamento e estratégia, ajudando na escala do negócio e poupando custos.
Entre as competências fundamentais estão:
Avaliar as necessidades da organização em relação a softwares e hardwares, de acordo com o perfil da companhia e dos departamentos;
Reparar máquinas e peças com defeito;
Atualizar e configurar sistemas operacionais e outros programas;
Fazer a configuração de toda a internet e rede local do negócio;
Garantir soluções de backups eficientes;
Prestar suporte de qualidade e em um intervalo de tempo satisfatório;
Focar na segurança dos dados da empresa e na prevenção de ataques e vírus.
Além das características técnicas, uma empresa especializada em TI atua com visão estratégica para compreender como a tecnologia pode ser aplicada da melhor forma no contexto de cada organização.
O objetivo de um suporte em informática é possibilitar que a empresa esteja respaldada em termos de tecnologia. Para que a operação funcione de forma segura e estável, usando a tecnologia a favor da empresa, chegando a ser um diferencial competitivo.
Comments