Senhas e segurança


Há certos aspectos do nosso dia a dia que, de tão comuns e corriqueiros, passam desapercebidos e negligenciados. E não são poucas as pessoas que já vivenciaram o verdadeiro inferno na terra que é ter suas informações expostas: desde seu perfil numa rede social até seu servidor infectado por um ransonware. Mas como memorizar inúmeras senhas e tomar todos os cuidados necessários? Isso é o que veremos nesse artigo.

Nunca utilize senhas simples ou óbvias.

Essa é a mais fundamental de todas as iniciativas pra quem deseja ter um ambiente mais seguro, tanto no celular quanto no seu ambiente de trabalho. Senhas como 123, datas, informações pessoais e nomes são opções muito óbvias para cybercriminosos.


Conte com um bom antivírus.

Tanto no seu notebook quanto no seu smartphone, o uso de um antivírus ainda é muito negligenciado, ainda mais nos celulares. Malwares podem facilmente roubar informações que podem levar cybercriminosos a identificar senhas.


Mantenha seu Windows sempre atualizado.

Usamos como exemplo o sistema da Microsoft por ser mais comum, mas isso serve para outros sistemas. O Windows está constantemente sendo atualizado para correções de falhas e melhorias. Deixar as atualizações automáticas desativadas pode abrir várias brechas de segurança, comprometendo a sua privacidade.


Utilize a autenticação de dois fatores.

Caso a sua senha ainda caia em mão erradas, você pode contar com essa camada adicional de proteção.


Conte com um agregador de senhas.

Além da autenticação de dois fatores, utilize um agregador de senhas. Ele cria senhas aleatórias, fortes e únicas e depois as armazena com segurança.


Cuidado com o celular

Não é novidade nenhuma termos quase todas as nossas informações no celular: carteira de identidade, contas bancárias, redes sociais, etc. Mantenha-o sempre seguro, evite andar com ele a mostra ou, até mesmo, deixe-o em casa se puder. Lembre-se que a vítima desprevenida é o alvo ideal dos bandidos. Imagine perder ou ter o seu telefone roubado, desbloqueado, e com todo conteúdo a mostra? Além disso, muito cuidado com links e sites, mesmo que sejam enviados por amigos e parentes (que podem ter sido vítimas e por isso estão enviando mensagens infectadas). Evite também instalar aplicativos que não sejam de origem segura.


Em resumo, é seguro dizer que a prevenção nesses casos é a melhor estratégia. Invista em segurança e reveja seus hábitos em relação à sua privacidade. Bloqueie o seu celular e respeite as políticas de segurança de sua empresa e tente incorporá-las ao seu dia a dia.


Fonte: A importância de senhas seguras não pode ser enfatizada o suficiente - Ajuda a Segurança Líquida (helpnetsecurity.com)

0 visualização0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo